quarta-feira, 21 de novembro de 2007

3° AULA PRATICA:PADRONIZAÇÃODE SOLUÇÃO DE HIDROXIDO DE SÓDIO.
INTRODUÇÃO
Através da padronização de solução de hidróxido de sódio por analise volumétrico que consiste na concentração desconhecida de uma solução,com a adição de um titulante e outra solução titulada,deve-se acompanhar o procedimento até seu final,ou seja até chegar ao seu ponto de equivalência.
O indicador e as condições experimentais devem ser selecionadas de modo que a diferença entre o ponto final visível e o ponto de equivalência seja tão pequeno quanto possível.nos experimentos o ponto em que acontece a mudança visual chamamos de ponto final da titulação.Em analise volumétrica a reação deve ser simples,praticamente instantânea deve haver mudança de energia livre existir um indicador e ser de alta precisão para se obter as soluções padrão,possibilitando encontrar a concentração em quantidade de matéria da solução de hidróxido de sódio.
Objetivo
O objetivo deste experimento é determinar exatamente a concentração em quantidade de mol/L de uma solução de hidróxido de sódio.
Materiais e Reagentes
1 Bureta de 25 ml 1 Suporte para bureta
1 Funil pequeno 2 Béquer de 50 ml
3 Erlenmeyer 250 ml 1 Garrafa lavadeira
Pipetas graduada de 5 ml
1 Frasco de plástico (ou de vidro a base de boros silicatos para guardar a solução padronizada
Etiquetas.
Solução estoque de NaOH 50% m/l
Solução aquosa de NaOH(aproximadamente 0,1 MOL/L-¹ 50 ML
Bifitalato de potássio (KHC8H4O4)
Solução alcoólica de fenolftaleina

Procedimentos
Pipetou-se 8 mls de NaOH 50% com a ajuda de uma pipeta de 10 mls e complertou-se com água.colocou-se 82% de água na proveta afim de completar um litro.Misturou-se NaOH e transferiu-se o conteúdo para um béquer e homogeinizou -o .Concluiu-se o processo que originou a solução de NaOH 0,1 mol/l
Usou-se 3 bequeres para pesar o bifitalato de potássio.Pesou-se separadamente cada béquer afim de aproximar de 0,25 g de bifitalato.No primeiro béquer pesou –se 0,24 g;no segundo 0,28 g;e no terceiro pesou-se 0,24 g novamente.
Colocou-se em um béquer 0,1 mol/l de NaOH e transferiu um pouco desse conteúdo para a bureta.Fez-se o ambiente repetiu-se outra vez o procedimento e colocou-se a bureta no suporte,e completou-a com NaOH.
Adicionou-se ao primeiro béquer pesado (0,24 g de bifitalato )aproximadamente 50 mls de água e misturou-se para solubilizar a solução.Logo após,adicionou-se ainda nesta solução duas gotas de fenolftaleina,misturando se novamente,com o conteúdo da bureta e foi adicionando-se NaOH no béquer aos poucos e agitando sempre,afim de encontrar o volume necessário de NaOH necessário para neutralizar a mistura.Quando o NaOH atingiu o colume de 11,2 mls a mistura mudou de cor para uma rosa bem forte ou seja a mistura se neutralizou.
Dando continuidade ao procedimento,completou-se novamente a bureta.Adicionou-se aos 0,28 g de bifitalato do segundo béquer aproximadamente 50 mls de água e misturou-se para solubilizar.Depois adicionou-se a solução 2 gotas de fenolfitaleina e misturou-se novamente.Foi-se adicionando aos poucos o conteúdo da bureta no béquer agitando repetidamente para encontrar o volume de NaOH necessário para neutralizar a mistura.Quando o NaOH atingiu o volume de 12,25 mls a substancia neutralizou,a cor mudou para um rosa mais claro do que no procedimento anterior.
No ultimo procedimento,completou-se novamente a bureta com NaOH e adicionou-se ao terceiro béquer(0,24 g de bifitalato),aproximadamente 50 mls de água e acrescentou-se duas gotas de fenolfitaleina, misturou-se até a solubilização.Foi-se adicionando o NaOH da bureta ao béquer aos poucos e sempre agitando ,com o objetivo de encontrar o volume necessário de NaOH para neutralizar a mistura.Quando o NaOH atingiu o volume de 11,5 mls a mistura neutralizou-se e mudou de cor,mas desta vez ficou com uma coloração rosa mais clara do que nos procedimentos anteriores.

Resultados e discussão
Para a realização dos procedimentos com o objetivo de padronizar a solução de NaOH utilizou-se o biftalato de potássio (KHC8H4O4).Isso porque o biftalato de potássio é o padrão primário ideal para bases fortes ele não é higroscópio,é solúvel em água,dentre outros fatores.
Nos procedimentos realizados utilizou-se 0,24 g ;0,28 g e 0,24 g do biftalato de potássio com cerca de 50 ml de água para dissolução deste sal ,em cada quantidade descrita em seu respectivo erlenmeyer.Para cada erlenmeyer foram gastos durante a titulação 11,2 ml;12,25 ml ;11,5ml respectivamente da solução de NaOH de concentração aproximadamente 0,1 mol/l.
Para se detectar visivelmente o ponto da titulação em que a neutralização ocorre é utilizado um indicador colorífico que no caso,utilizou-se a fenolftaleina.
Para que uma titulação seja ideal o ponto final da titulação(ponto em que ocorre a mudança visual tem que coincidir com o ponto final teórico (ou estequiométrico).No entanto,ocorre uma pequena diferença nestes valores,o chamado erro de titulação.
Percebeu-se que em dois procedimentos onde se utilizou a mesma quantidade do biftalato de potássio a quantidade da solução de NaOH 0,1 mol/l gasta na titulação foi diferente.Como já descrito anteriormente,este erro de titulação pode ocorrer devido ao operador que está realizando o procedimento e também à utilização de equipamentos e das vidrarias,já que algumas não possuem grande precisão.
Fatores importantes como a realização do “ambiente” na bureta a ser utilizada e a observação precisa do ponto de viragem (ponto em que a solução adquire uma cor)são essenciais para um resultado mais preciso.
Para calcular a concentração da solução de NaOH,os resultados obtidos nos experimentos foram analisados e o calculo da concentração da base de acordo com as massas utilizadas é:
1° procedimento.
Massa de biftalato de potassio:0.24 g
Qunatidade de solução NaOH utilizada:0,0112 L
Cb x Vb = ------- Cb x 0,0112 L=
Cb x 0,0112 =0,001175145
Cb = Cb= 0,104 mol/L
2°Procedimento
Massa do biftalato de potássio:0,28 g
Quantidade de solução NaOH utilizada:0,01225 L
Cb x Vb = ------- Cb x 0,01225 L=

Cb x 0,01225 =0,001371003
Cb = Cb= 0,111 mol/L
3° Procedimento
Massa de bifitalato de potássio 0,24 g
Quantidade de solução NaOH utilizada:0,0115 L

Cb x Vb = ------- Cb x 0,0115 L=
Cb x 0,0115 =0,0017514
Cb = Cb= 0,102 mol/L
Então,a concentração de NaOH de acordo com a media dos três procedimentos é
=
A media da concentração de NaOH é 0,1057 mol/L


CONCLUSÃO
Após a realização dos procedimentos com objetivo de padronizar a solução de NaOH utilizando-se o bifitalato de Potássio (KHC8H4O4).
Concluímos que para uma titulação seja ideal o ponto final da titulação em que ocorre mudança visual deve coincidir com o ponto final estequiométrico,no entanto notamos que ocorre uma pequena diferença nestes valores,devido a vários fatores como,o operador que esta realizando o procedimento,equipamentos e vidraçarias,a observação precisa do ponto de viragem entre outros fatores que afetam no resultado final.


Relatório produzido pelos alunos 2 periodo engenharia ambiental a funcesi Eliza C. de AssisGuilherme Fernandes BritoKátia de LimaLidiane SilvaRuan A. BittencourtReferenciasBasset, J. e outros, Vogel – Análise Inorgânica Quantitativa, Editora Guanabara S. A. Rio deJaneiro, 1981
Apostila usada na aula pratica

Nenhum comentário: