quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Relatorio quimica organica:

SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

1-Introdução:

Na química,solubilidade é a medida de capacidade de uma determinada substância se dissolver em um liquido.Pode ser expressadas em mols por litro,e, gramas por litros,ou em porcentagem de soluto / solvente.É possível também estender o conceito de solubilidade para solventes sólidos.
A solubilidade é definida como relação entre forças intermoleculares do soluto e do solvente .
Um dos fatores que influi e muito na solubilidade de um composto é sua polaridade,pois devido a sua polaridade da substancia(polar ou Apolar)estas serão mais ou menos solúveis.
Uma regra básica de solubilidade é que :
● Substâncias polares dissolvem em substâncias polares.As Substâncias polares também dissolve substâncias iônicas.
● Substancias apolares dissolvem substâncias apolares
Compostos com mais de um grupo funcional apresentam grande polaridade por isso não são solúveis em éter etílico deve apresentar pouca polaridade.Os compostos com menor polaridade são os que apresentam menor reatividade como por exemplo,as parafinas,compostos núcleos aromáticos e os derivados de halogenados.
A solubilidade é um termo utilizado tanto para designar o fenômeno qualitativo do processo,como para expressar quantitativamente a concentração das soluções.
Solubilidade de uma substancia depende da natureza do soluto e do solvente,assim como da temperatura e da pressão do sistema.É a tendência do sistema em alcançar o valor Maximo de entropia.
O processo de interação entre as moléculas do solvente e as partículas do soluto para formar agregados é denominado solvatação ,mas se o solvente for a água é hidratação.

2 Objetivos:

Verificar a solubilidade de alguns compostos orgânicos.

3 Materiais :

Pipeta graduada 3 ml
16 tubos de ensaio
Estante para tubos de ensaio
Garrafa lavadeira

4 Reagentes:
CHCl3 Composto 1 desconhecido
HCl(5%) Composto 5 desconhecido
H2SO4(96%)
NaOH(5%)
NaHCO3
Água Destilada.
5- Procedimentos:

5.1 Composto 1
5.1.1 Utilizando uma espátula colocou-se uma pequena porção do composto 1 dentro do tubo de ensaio e acrescentou uma pequena quantidade de água destilada. Após agitou-se o tubo de ensaio.
5.1.2 Em outro tubo colocou-se a mesma quantidade do composto 1,e com o auxilio da pipeta acrescentou-se aproximadamente 2 ml de NaOH(5%) logo Após agitou-se o tubo de ensaio.
5.1.3 Em outro tubo colocou-se a mesma quantidade do composto (1)e com o auxilio da pipeta acrescentou-se aproximadamente 2 ml de NaHCO3.logo após a adição de NaHCO3 agitou-se o tubo de ensaio.

5.2 Composto 5:

5.2.1 Utilizando a pipeta colocou-se uma pequena porção do composto 5 dentro do tubo de ensaio e acrescentou-se uma pequena quantidade de água destilada.logo após agitou-se o tubo de ensaio.
5.2.2 Em um outro tubo colocou-se a mesma quantidade do composto 5,e com o auxilio da pipeta acrescentou-se aproximadamente 2 ml de NaOH(5%),logo após agitou-se o tubo de ensaio.
5.2.3 Em outro Tubo colocou-se a mesma quantidade do composto 5 e com o auxilio da pipeta adicionou-se cerca de 2 ml de HCl(5%) e agitou-se o tubo.
5.2.4 Em outro tubo de ensaio colocou-se a mesma quantidade do composto 5 e acrescentou-se cerca de 2 ml de H2SO4(85%),logo após agitou-se o tubo de ensaio.
5.2.5 Em um tubo de ensaio colocou-se uma pequena porção do composto 5 no tubo e adicionou-se 2 ml de H3PO4 (96%)logo após agitou-se o tubo.

6 Resultados e Discussão

Obteve-se dos procedimentos feitos com os compostos acima citados os seguintes resultados:
Procedimento 5.1 Composto 1
Procedimento 5.1.1após agitar o tubo de ensaio notou-se que a solução é Insolúvel pos ela tem uma parte apolar maior que a parte polar.


Procedimento 5.1.2 após agitar o tubo de ensaio notou-se que a solução é solúvel


Procedimento 5.1.3após agitar o tubo de ensaio notou-se que a solução é solúvel

Conclusão:Apos os resultados dos procedimentos realizados verificou-se que o composto 1 pertence a classe A1 Acido benzóico.

5.2Composto 5
Procedimento 5.2.1 após agitar o tubo de ensaio notou-se que a solução é solúvel,insolúvel

Procedimento 5.2.2 após agitar o tubo de ensaio notou-se que a solução é insolúvel

Procedimento 5.2.3 após agitar o tubo de ensaio notou-se que a solução é insolúvel.

Procedimento 5.2.4 após agitar o tubo de ensaio notou-se que a solução é solúvel(por reação)

Procedimento 5.2.5 após agitar o tubo de ensaio notou-se que a solução é Insolúvel.

Conclusão:Apos os resultados dos procedimentos realizados verificou-se que o composto 5 pertence a classe N2 óleo de Rícino.conclui-se também que o composto 5 pertence a família 5 A
Estes resultados podem também ser identificados de acordo com a seguinte quadro









7 Conclusão Geral
Conclui-se que podemos saber de que família ou classe algum composto desconhecido pertence através de experiências sobre sua solubilidade.Conclui-se também que o fato de determinado composto ser polar ou apolar influencia e muito na solubilidade deste composto em relação ao solvente.




8 Bibliografia.
APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA PRÁTICA

brittoambientalfuncesi.blogspot.com

Um comentário:

Gui Britto disse...

este relatorio foi feito pelos alunos de engenharia ambiental da funcesi turma a 2 periodo
alunos:
Eliza C. de Assis Paixão
Guilherme Fernandes Brito
Kátia de Lima
Lidiane Silva
Ruan A. Bittencourt
Obs este relatorio não obteve nota maxima de acordo com a professora sua nota foi de 85% do valor do relatorio,ou seja quem quizer copiar pode mas procure alterar alguns itens para que ajude a vc tirar nota maxima.
com nos não garra precisou se tiver ta na mão se não tiver,procuramos ajudar da melhor forma possivel