quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Quimica analitica:dosagem do acido acetico em vinagre

Introdução

Iniciando o processo de dosagem de acido acético em vinagre observa-se que o vinagre contem ácidos orgânicos e é um condimento de largo uso produzido pela fermentação de materiais amilosas .O vinagre usado no preparo de alimentos é uma solução aquosa diluída,onde predomina o acido acético que é um acido fraco e deve ser determinado por reações com base forte pois reagira rapidamente,portanto compatível com a titulação acido base.
O teor de acido acético em vinagre será encontrado usando-se uma solução de NaOH que é padronizada e a fenolftaleina como indicador a qual é perfeitamente indicada para este processo pois sua zona de virangem é de 8,0 – 10,0 batendo assim com os outros valores da reação da titulação.assim o processo ocorre para determinar características do vinagre comercial.
Objetivo
Determinar o teor de acido acético em vinagre comercial.
Materiais e Reagentes
1 Balão volumétrico de 250,00ml
1 Pipeta volumétrica de 25,00ml
1 Bureta de 50 ml
1 Suporte para bureta
3 erlenmeyer de 250 ml
1 garrafa lavadeira
2 garras
1 pera
Solução de NaOH padronizada
Solução de vinagre comercial
Solução alcoólica de fenolftaleina a 0,1% m/v




Procedimentos
Pipetou-se 25 mls de vinagre e colocou-se no balão volumétrico completando com água até atingir o risco indicador.
Ambientou-se a bureta 2 vezes com NaOH 0,1 mol/l e colocou-a no suporte.completou-a com NaOH,verificou-se se não houve formação de bolhas,depois acertou-se o menisco.
Misturou-se o vinagre com um pouco de água até homogeneizar.
Com o auxilio da pipeta volumétrica,pipetou-se 25 mls da mistura vinagre + água e transferiu – se para um erlenmeyer.
Novamente pipetou-se 25 mls da mistura vinagre + água e transferiu-se para um segundo erlenmeyer .
Logo após ,adicionou-se 3 gotas de fenolfitaleina em cada erlenmeyer,e misturou-se.
Foi-se acrescentando aos poucos o NaOH da bureta no primeiro erlenmeyer até que a solução atingisse a coloração rosa claro.
Quando alcançou o volume de 22,7mls a solução ficou rosa.
Completou-se novamente a bureta com NaOH pegou o segundo erlenmeyer e foi-se acrescentando NaOH aos poucos,até novamente adquirir a cor rosa.Ao atingir o volume de 22,4 mls ,a solução ficou rosa um pouco mais escuro que a anterior.
Completou-se a bureta com NaOH,pegou o 3 erlenmeyer e foi-se acrescentando NaOH afim de adquirir também uma cor rosa.Quando alcançou 22,3 mls a solução ficou rosa,bem parecido com o do primeiro erlenmeyer .
Calculo da acidez total do vinagre.

= 0,01415g

0,1415 g ---------- 25ml
X ----------100ml X = 0,566 g em 100 ml
X = 0,566 x 10= 5,66%
Resultado e Discussão
Para a determinação do teor de acido acético em vinagre comercial ,realizou-se a titulação com o hidróxido de sódio padronizado 0,105 mol/l
A titulação do acido acético com o hidróxido de sódio (NaOH) foi realizada três vezes e obteve-se a media do volume de NaOH gasto nas titulações,logo após o calculo da massa de acido acético presente na amostra ,foi realizado da seguinte forma:

N° mol CH3COOH = N° mol NaOH

Então com a media dos volumes encontrados de NaOH foi 0,02247,tem-se


= 0,01415g
Como a massa encontrada era referente a 95 ml,para a obtenção da massa do acido acético gasta em 100ml,utilizou-se uma regra de três simples

0,1415 ---- 25 ml
X ----100ml
X = a,566g em 100 ml
Como na titulação foi feita a diluição do vinagre na proporção de 1/10 multiplicou-se o resultado obtido por 10 então:

0,566 x 10 = 5,66% de acido acético em 100 ml de vinagre.
Para a analise do ponto final da titulação realizada,foi utilizadop o indicador fenolftaleina (zona de viragem de 8,0 – 10,0)já que sua zona de viragem se adequa ao PH da solução titulada.
Durante a execução da pratica pode ocorrer erros.neste caso especificamente os principais erros que podem vir a ocorrer durante a pratica é a utilização de uma dose errada Para mais ou para menos do indicador e também erro do operador em não visualizar o momento exato do ponto final da titulação,momento em que a solução incolor se torna rosa claro.
De acordo com os dados do fabricante do vinagre utilizado como amostra,o teor ,em porcentagem de acido acético deve ser superior a 4 %.
Quer dizer que ,em 100 ml de vinagre deve haver no mínimo 4 g de acido acético.Como o valor encontrado na pratica realizada foi de 5,66g isto quer dizer que a amostra esta dentro do padrão fornecido pelo fabricante.


Conclusão
Ao termino da pratica realizada concluímos que para determinar o teor de acido acético em vinagre,realizou-se uma titulação com o hidróxido de sódio padronizado 0,105 mol/l e fenolftaleina como indicador,no qual podemos observar que o acido acético é um acido fraco e deve ser determinado por reação com base forte em que reage rapidamente sendo compatível com a titulação do tipo acido fraco base forte. Concluímos também que este tipo de pratica serve para nos ajudar a testar a qualidade de certos produtos desde que tenhamos o conhecimento do que deve ser realizado.
Relatório produzido pelos alunos 2 periodo engenharia ambiental a funcesi
Eliza C. de Assis
Guilherme Fernandes Brito
Kátia de Lima
Lidiane Silva
Ruan A. Bittencourt


Referencias
Basset, J. e outros, Vogel – Análise Inorgânica Quantitativa, Editora Guanabara S. A. Rio de
Janeiro, 1981

Nenhum comentário: